capa IGREJA SAPATO
Igreja gigante em vidro – polêmica, mas impactante.

A
Provocativa e interativa, a primeira vista, até parece ser uma obra de arte contemporânea de alguma marca de sapatos, mas não! Trata-se de uma igreja gigante em vidro na costa sudoeste de Taiwan que desde que foi erguida, em meados de janeiro de 2016, tem transformado a região litorânea de Chiayi em uma área cênica.

Segundo informações das autoridades de Taiwan, o design da igreja foi inspirado em uma trágica história que conta que na década de 60, uma jovem de origem local de 24 anos estava prestes a se casar quando sofreu de uma doença que a levou a amputar as suas duas pernas. Por conta disso, seu casamento foi cancelado. A jovem nunca mais se casou e acabou por passar o resto de sua vida em uma igreja. O sapato de salto ganha assim um significado e seria, portanto, uma forma de prestar uma homenagem em sua memória.

Para muitos a igreja com formato “sui generis” beira ao mau gosto, para outros, é romântica e parece ter saído de um conto de fadas. Polemica a parte, fala-se que ela foi construída para atrair mais “adoradores” do sexo feminino e turistas ao local. E, pensando desse modo, talvez tenha sido uma estratégia certeira. Que mulher na face da terra não é louca por sapatos?

A enorme edificação, com 17 m de altura por 11 m de largura, possui estrutura em aço e foi inteiramente revestida com mais de 320 peças de vidro azul acinzentado que formam uma delicada película que delineia a sua impactante forma enquanto proporciona iluminação natural interna e sombreamento.

A igreja na forma de um sapato de “Cinderela” abriu as suas portas ao público no dia 8 de fevereiro de 2016, em tempo para ano novo chinês.  E cá entre nós, apesar dos olhares críticos, uma coisa não da para negar; ela desperta inquietação!

Igreja de vidro foto 1
A
Igreja de vidro foto 2
A
Igreja de vidro foto 3
A
Igreja de vidro foto 4
A
Igreja de vidro foto 5A
AAA
Igreja de vidro foto 6A
Igreja de vidro foto 7A
Igreja de vidro foto 8

AAA
Confira o Design em outros segmentos!

Veja as demais matérias que preparamos para você – edição atual.

Voltar