A
Se já não bastassem a beleza e atrações culturais (que não são poucas) desta cidade, já pensou então encontrá-la sob uma nova luz?
E isso mesmo! Estamos falando de Londres que promove em janeiro o seu primeiro e espetacular festival de linghting design – “Lumiere London 2016” que visa atrair os londrinos e turistas de todas as partes do mundo para o coração da capital durante o que é tradicionalmente um dos meses mais calmos do ano.
Com exibições de arte contemporânea de luz ao ar livre de 14 a 17 de Janeiro, 2016 – das 16h30 às 22h30, as pessoas são incentivadas a explorar a pé as deslumbrantes ruas e galerias da cidade a partir do entardecer quando então as obras luminosas ganham vida e, a desfrutar das diversas atrações (bares, pubs, restaurantes, lojas, etc.) ao longo do caminho.
Desenvolvido pelos produtores criativos da Artichoke e com apoio da Prefeitura de Londres, o festival de luz promete levar cor, humor e muita emoção, transformando a paisagem urbana e a arquitetura da cidade. São ao todo trinta instalações contemporâneas de lighting design erguidas em quatro importantes regiões no centro de Londres – Est End (ponta oeste) e distrito de Kings Cross (King’s Cross; Mayfair e Grosvenor Square; Piccadilly, Regent Street, Leicester Square e St James’s; e Trafalgar Square e Westminster).
O “Lumiere London” tem patrocínio de: Atom Bank, Bloomberg Philanthropies, Heart of London Business Alliance, London & Partners e King´s Cross e apoio da Câmara Municipal de Westminster, entre outros.
Entre as vibrantes obras de luz destacamos a do artista francês Patrice Warrener – “The Light of the Spirit” (A Luz do Espirito) que através de uma técnica especial de projeção de LED – chromolithe, faz intervenções eletrizantes na Abadia de Westminster que a transforma em uma verdadeira tela de arte onde a luz é o seu pincel. O portão é revestido com uma profusão de cores e as estátuas de pedra de Dr. Martin Luther King, El Salvador e de Dom Oscar Romero que ficam sobre a porta principal se tornam ainda mais gloriosas – literalmente recebendo “The Light of the Spirit” sob a ótica de luz de Patrice, assim como as duas torres da fachada ocidental, em estilo predominantemente barroco construídas por Christopher Wren e Nicholas Hawksmoor, que através de uma “pintura” arrebatadora multicolorida do artista recebem toques de contemporaneidade unindo passado e presente com sua brilhante técnica.
AA
A
Ressaltamos ainda os trabalhos:
A série “Brothers & Sisters” por Ron Haselden artista britânico que tem obras incríveis reconhecidas internacionalmente feitas com uso de neon, LEDs, filmes e vídeos, desenhos e pinturas. Durante o “Lumiere London 2016” o artista exibe parte de uma série de esculturas desenvolvidas ao longo de vários anos de sua carreira com base em desenhos de crianças em idade escolar da Isle of Dogs, Londres transformados em gigantescos retratos de luz com técnica de LED embutido em cordas, representando cenas do cotidiano. À medida que viaja para novos locais, mais crianças são convidadas pelo artista a fazerem novos desenhos e assim renovar ou até mesmo manter em constante crescimento o seu acervo – matéria-prima de seus trabalhos.
Os retratos “Brothers & Sisters” estão situados no gramado da Grosvenor Square, Mayfair como se os irmãos e irmãs estivessem sendo preparados para uma fotografia de escola. Genial!
A
A
O “Sanctuary” (Santuário) assinado por Sarah Blood, artista do Reino Unido, está entre os nossos destaques entre alguns motivos, como sua sensibilidade e sofisticação de seus trabalhos, por duas grandes razões. Suas formas são inspiradas principalmente na natureza e em fenômenos naturais (sou uma nature lover) e o segundo e mais obvio, por explorar o seu principal meio, a luz através do vidro (uma de minhas paixões como já devem saber). A instalação “Sanctuary” leva doze casas de pássaros em neon para as árvores dos jardins do parque publico Brown Hart Gardens, onde uma trilha sonora com canto de pássaros constrói uma coreografia musical luminosa tridimensional em meio a uma profunda escuridão criando uma perfeita atmosfera de santuário. Uma verdadeira poesia… Ambos os trabalhos são realizados em parceria com Grosvenor Estate.
A
A
“Light Graffiti” da Suécia, uma instalação interativa bem interessante promovida por Floating Pictures que usa de recursos tecnológicos como câmaras USB, projetores, filmes, vídeos e muita arte para transformar a luz em spray e assim criar desenhos flutuantes incríveis. Realizada em colaboração com Digital Art Center – Universidade de Stockholm e Pew Square, o público é convidado a usar fachos de luz de seus smartphones ou de qualquer outra fonte luminosa para criar manualmente os seus grafites nos arredores da King´s Cross.
A
AAA
Imagine você se deparar com um enorme animal selvagem em pleno centro da cidade!
“Elephantastic” é uma extraordinária e emocionante projeção animada de Catherine Garret da Top’là Design, França, que dá vida a uma impressionante escultura de luz na forma de um enorme e selvagem elefante, que emerge de uma nuvem de poeira e passa a desenvolver uma caminhada lenta e pesada, com um trajeto entre as ruas Picadilly e Regent, sob os arcos da Air Street e bastante barulhenta, bramindo alto e levando consigo os sons de uma selva para o centro de Londres. Uma realização em parceria com Regent Street Association e The Crown Estate.
AA
A
A
A
O fascinante mundo da moda traduzido em “Dresses”. Vestidos de arrepiar!
“Dresses” é uma linda obra de Tae gon KIM artista franco-coreano que cria trabalhos de arte de lighting design em grandes escalas com base em itens do vestuário. Fabricados com fibra ótica de LED, Tae faz surgir fantasmagóricas silhuetas de vestidos belos e luxuosos com aparições em vitrines de Londres durante o Lumiere Festival 2016 e que aos poucos, ainda podem assumir uma nova “cara” através da sua troca de cor.
AA
A
A
E finalmente, um trabalho de um grupo artístico anônimo da Espanha que a gente adora: Luzinterruptus (palavra de origem do latim que significa luz ininterrupta) que costuma fazer belíssimas e impactantes intervenções urbanas de luz em espaços públicos abertos e frequentemente relacionadas a temas atuais da realidade, usando da sua criatividade para protestar ou apoiar causas importantes. No “Lumiere London 2016” o grupo apresenta “Plastic Islands” (Ilhas de Plástico), uma instalação e intervenção luminosa de arte contemporânea construída com milhares de garrafas plásticas recicladas, formando impressionantes ilhas esculturais com incandescência nas águas das fontes da Trafalgar Square. Esta instalação é inspirada na enorme e alarmante mancha de lixo que se forma no Oceano Pacífico, em grande parte constituída por milimétricas partículas de plástico que formam um tipo de sopa tóxica extremamente prejudicial à vida marinha; uma preocupação de muitos ambientalistas e oceanógrafos (e claro, nossa também!). Como poderíamos deixar de mencionar esta tão louvável arte e de causa tão nobre que tanto desperta e surpreende o público com sua mensagem?! Impossível!
A
A
A
Em nossa Agenda Cultural você encontra mais detalhes sobre as instalações de luz aqui destacadas e outras dicas de eventos.
Confira também o Design no mundo do vidro em Glass For You